Olho Seco Induzido
Olho Seco Induzido é uma doença multifatorial das lágrimas e da superfície ocular que resulta em desconforto, distúrbios visuais e instabilidade do filme lacrimal.
É uma desordem comum que afeta principalmente adultos e mulheres e que pode causar impacto na qualidade de vida comparável a enxaqueca, dispinéia e insuficiência renal crônica, dependendo dos sintomas ou complicações que a acompanham.
Novos conceitos com relação à fisiopatologia, classificação e tratamento têm sido apresentados e devem ser conhecidos pelos oftalmologistas pela sua larga aplicação no dia-a-dia.
Estima-se que haja 100 medicações diferentes em uso para olho seco atualmente, além de outros métodos de tratamento, sendo necessário se estabelecer o que é realmente seguro e eficaz. Este texto faz uma revisão sobre etiopatogênese e tratamento da síndrome do Olho Seco.
Sintomas
• Olhos vermelhos
• Coceira.
• Queimação.
• Sensação de corpo estranho.
• Visão borrada que melhora com o piscar
• Lacrimejamento excessivo
Como Tratar
O tratamento é feito com a aplicação de lágrimas artificiais, ou seja, de lubrificantes oculares, sob a forma de colírio.
O colírio de Soro Autólogo Sorotears é o tratamento eficaz.
Eles ajudam a aliviar os sintomas e, geralmente, não costumam ter efeitos adversos. É indispensável, porém, identificar e controlar as causas do distúrbio.
Causas
- Inconsistências no uso de medicamentos tópicos e sistêmicos;
- Lentes de contato (seleção e uso não supervisionados por profissional médico);
- Algumas situações de cirurgias oculares;
- Procedimentos oftalmológicos e cosméticos.